Picture
Representantes da Juventude Agrária Católica (JAC), uma organização ligada à Ação Católica fundada em 1947 e que se manteve unido ao longo dos anos, vieram para o Banco Palmas hoje para agradecer o banco e os funcionários por uma visita hospedada aqui com a participação de 80 pessoas que realizamos em setembro. No espírito de férias, eles graciosamente nos deram chocolates de Natal e duas bandeiras bonitas para nos a mostrar todos os nossos visitantes a partir de agora em agradecimento. Obrigado JAC, e boas festas a todos!

 
Picture

Encerrou-se neste domingo a COPA Banco Palmas 2010. O clube "CP RODRIGUES" foi campeão nas duas categorias. Parabéns !

 
Teve inicio em 13 de dezembro a VI Turma do Curso de Consultores Comunitários, promovido pelo instituto Palmas. O tem 400 horas de duração, e objetiva:

I) Capacitar 15 Jovens da Comunidade do Conjunto Palmeira   oferecerem pequenas  consultorias aos empreendimentos do bairro, orientando quanto ao acesso ao crédito, utilização das moedas sociais circulantes, oportunidades de comercialização nas feiras e lojas solidárias da comunidade, valorização dos produtos locais, participação na rede de economia solidária, preço, marketing, estoque, e outros,

II) Reforçar as ações da Rede de Economia Solidária do Conjunto Palmeira, favorecendo a geração de  emprego e renda na  comunidade, com o aumento da capacidade produtiva dos empreendimentos locais.

III) Reforçar o Fórum Socioeconômico como estratégia de gestão democrática do bairro e controladoria social do Banco Palmas.

IV) Formar futuros profissionais que serão contratados pelo Instituto Palmas.

Picture
Valdilene é uma dos alunos na turma atual. Leia o que ela diz sobre o curso!

Por que você vinculou-se nesse programa?
"Para saber mais sobre o banco e as suas ações. Eu realmente nunca soube muito antes e eu pensei que este curso seria uma boa maneira de aprender."

Este curso ajuda quem?
"Ajuda as pessoas que normalmente não têm a oportunidade de aprender as lições práticas e teóricas sobre as operações do Banco Palmas e dos bancos comunitários e inclusão financeira em geral."

Você prefere as aulas práticas ou as aulas mais teóricas?
"As práticas são muito mais fáceis e, em minha opinião, mais úteis."

O que você quer atingir até o final do curso (em abril)?
"Um conhecimento sólido do banco, ou seja, como funciona o banco, negócios, pagamento de contas, recepção de dinheiro, e muito mais. Além disso, quero aprender a ser um líder da comunidade."

 
"Em apenas um mês, [Banco] Capivari aumentou movimento no comércio. Prefeitura espera que atrações turísticas também atraiam mais visitantes."

Leia o artigo inteiro aqui!
 
"Estou participado da Feira de Indústria, Comércio Arte e Cultura de Marabá-Pa. Esta é a segunda vez, neste ano, que venho no Município. Por aqui todo mundo fala a mesma coisa: estão se instalando grandes indústrias de mineração em Marabá que vão mudar a cara do município.

É a mesma notícia que assisto todos os dias no meu Ceará. Grandes empreendimentos estão se instalando, siderúrgicas, portos, resorts, enfim.

É tudo grande, tão grande que nos deixa assustado. O susto é na incerteza da resposta: o que acontecerá com os pequenos, com a microeconomia, com os trabalhadores da economia popular e solidária. Esses mega-empreendimentos são uma ameaça ou oportunidade?

Tenho sido convidado, com muito prazer, para debater esse novo momento de Marabá.

Existe um temor  destes empreendimentos gigantesco se apropriarem da economia do município, crescerem ainda mais, um belo dia irem embora e levarem toda riqueza consigo. Alguém já viu esse filme?

Tem uma coisa muita boa acontecendo aqui, o poder publico local, a federação de indústria, a associação do comercio, as universidades, o movimento popular, têm discutido como organizar as pequenas empresas, como estabelecer uma relação de negócios entre os grandes empreendimentos e a economia popular, de forma que os moradores não sejam visto apenas como mão-de-obra para os grandes empreendimentos. Tenho contribuído neste debate colocando nossa experiência de bancos comunitários como fomentador das economias locais e mostrando na economia solidaria uma alternativa forte nesse processo.

Ontem, tive o enorme prazer de compor a mesa com Luís Nassif, é um formador de opinião que compartilha com nosso pensamento."

                                                                                                      – Joaquim Melo
 
As Mulheres da PALMATUR estão concorrendo ao Prêmio Anu 2010 – uma competição para escolher o projeto sociocultural de maior destaque de cada Estado do país. Precisamos do seu voto. PALMATUR SOMOS NÓS!!! 

Por favor, dê o seu voto, e encoraje seus amigos a votar também, para ajudar a nossa PALMATUR ganhar a atenção que merece no prêmio mais importante de reconhecimento a Cidadania...

*A votação encerrará no dia 31 de Dezembro de 2010!

 
Ajude-nos descobrir um pouco mais sobre o que vocês querem ler! Por favor, preencha esta pesquisa rápida (apenas 5 perguntas) e avise-nos!

            *Versão Portuguesa
            *English Version
 
Picture
Ontem a noite, o Instituto Palmas teve um treinamento do nosso programa de microsseguros que foi lançadoem setembro de 2010: Palmas Microseguro. Representantes de 10 bancos comunitários estiveram presentes para aprender como operar o Palmas Microseguro nesta expansão do programa. Palmas Microseguro é um produto da Zurich Brasil Seguros oferecendoseguro de vida, auxilio funeral, e um sorteio mensalmente de R$5.000 por um pagamento mensal de$27,30. O treinamento foi também uma lição para todos sobre os elementos básicos e essências do seguro e a importância de restabelecer o equilíbrio econômico perturbada.