Picture
fonte: www.microcredito.org.ar/noticia-40.html
Na semana passada, o 1o Congresso Latino-Americano de Microcrédito: "Nossa palavra é de crédito" aconteceu em Buenos Aires, Argentina. Houve mais que 2.000 participantes e 80 palestrantes, incluindo Asier Ansorena do Banco Palmas. A Presidenta da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, iniciou o Congresso.

Entre os participantes estiveram pessoas de vários países, campos e formações. Para dar alguns exemplos: os ex-ministros e os atuais de muitos países latino-americanos; a Ministra do Desenvolvimento Social da Argentina (e irmã do falecido recentemente, ex-presidente Néstor Kirchner), Alicia Kirchner; e um dos fundadores das Mães da Praça de Maio (uma associação de mães argentinas cujos filhos tinham desaparecido durante a "Guerra Suja" - a ditadura militar entre 1976 e 1983). 

O Congresso criou com sucesso um espaço de reflexão e discussão sobre a economia solidaria, com foco especial no microcrédito. Também serviu para fortalecer os vínculos entre organizações sociais e o Estado. Aconteceu, apropriadamente, ao Museu da Memória Cultural, um local onde milhares de pessoas foram torturadas, mortas ou desaparecidas durante o período de ditadura militar. A memória de quem sonhava com um mundo melhor foi constante durante todo o Congresso, a fim de mostrar o que é possível com amplo apoio popular das ações a trabalhar para o bem maior.




Leave a Reply.