O que é o Banco Palmas?

Picture
O Banco Palmas é uma prática de Socioeconomia Solidária da Associação de Moradores do Conjunto Palmeiras, um bairro popular, com 32 mil moradores, situado na periferia de Fortaleza - Ceará, Brasil.

O objetivo do banco é garantir micro-créditos para produção e o consumo local, a juro muito baixos, sem exigência de consultas cadastrais, comprovação de renda ou fiador. Os vizinhos passam a dar a garantia ao tomador do crédito, assumindo se a pessoa é responsável ou não.

O Banco começou com apenas 10 clientes a partir de um empréstimo de R$ 2.000,00 (dois mil reais) contraído junto a uma ONG local. A gestão é feita localmente pela própria Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras (ASMOCONP) e seu quadro de pessoal é majoritariamente voluntário.

Em março de 2003 é criado o Instituto Banco Palmas uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criado a partir da experiência da ASMOCONP, com o objetivo de fazer a gestão do conhecimento e difusão das práticas de Economia Solidária do Banco Palmas.


Missão

Implantar programas e projetos de trabalho e geração de renda, utilizando sistemas econômicos solidários, na perspectiva de superação da pobreza urbana.

Ferramentas

Moeda Social 
Moeda Social Local Circulante, também chamada de Circulante Local, é uma moeda, complementar ao Real (Moeda Nacional- R$), criada pelo Banco Comunitário. O circulante local objetiva fazer com que o “dinheiro” circule na própria comunidade, ampliando o poder de comercialização local, aumentando a riqueza circulante na comunidade, gerando trabalho e renda. Desta forma a Moeda Social torna-se componente essencial nas estratégias dos bancos comunitarios. Os créditos em “reais” podem ajudar no crescimento econômico do bairro ou município gerando novas riquezas. Mas são as moedas sociais que asseguram o desenvolvimento ao favorecer que essa riqueza gerada circule na própria comunidade.

Microcréditos para Produção, Comércio ou Serviço
Microcréditos concedidos para quem não pode acessar as fontes de financiamentos "oficiais" por causa da burocracia, exigência quanto ao fiador, nível de renda, patrimônio e outras normas bancárias.


Powered by Google Tradutor