O Instituto Palmas e a Rede Brasileira de Bancos Comunitários

Picture



O Instituto Palmas é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede em Fortaleza-CE, cujo objetivo é fazer a gestão do conhecimento e difusão das práticas de Economia Solidária do Banco Palmas (Banco popular do Conjunto Palmeiras). O foco da ação está voltado para implantação de sistemas econômicos alternativos na perspectivada inclusão social.





Todos os Bancos Comunitários são criado em parceria com o Banco Popular do Brasil é capaz de fazer o seguinte na comunidade:
  • Moeda social local circulante (crédito para o consumo)
  • Crédito produtivo (até R$ 10.000)
  • Contratação de empréstimo
  • Depósito em dinheiro
  • Abertura e extrato de conta corrente
  • Saque avulso e com cartão magnético
  • Recebimento de títulos
  • Recebimento de convênios (água, luz, telefone, e outros)
  • Seguro de vida
  • Pagamento de benefício do INSS

O Que é a Rede?
A Rede Brasileira de Bancos Comunitários consiste na articulação de todos os Bancos Comunitários do Brasil. Cadastra-se na Rede todos os bancos que após um rigoroso processo de formação, recebe  e o selo de  certificação da Rede de Bancos Comunitários. Todos os Bancos comunitários têm obrigação de "prestar contas" de suas atividades, anualmente, no Encontro Nacional da Rede de Bancos Comunitários. Atualmente são 51 Bancos Comunitários no Brasil.
O que é um Banco Comunitário?

O que é um Banco Comunitário?
Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo, em seus diversos âmbitos, como: empreendimentos socioprodutivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização (bodegas, mercadinhos, lojas e feiras solidárias), organizações de consumidores e produtores.”


Os Bancos Comunitários atuam com três produtos financeiros: correspondente bancário, crédito para a produção em Reais (R$) e crédito para o consumo em Moeda Social Local Circulante.

A Rede Brasileira de Bancos Comunitários constitui-se pela articulação de todos os Bancos Comunitários criados no Brasil, que seguem ao termo de referência e ao marco teórico conceitual dos Bancos Comunitários. Atualmente já existem 52 Bancos Comunitários em funcionamento na REDE, em 09 (nove) estados do Brasil.

Picture
Ver mais informações sobre os bancos individuais aqui.

Powered by Google Tradutor