Picture

















Um acontecimento importante ocorreu no campo da Economia Solidária e Comércio Justo nesta semana em Brasília. No 17 de novembro, o Presidente Lula, junto com o Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, a representante do Banco Palmas, Sandra Magalhães, e outros se reuniram para assinar dois decretos importantes para o movimento da Economia Solidária, estabelecendo Sistema Nacional de Comércio Justo (SNCJS).  Estes também formaram parte da criação do Programa Nacional de Incubadoras (PRONINC). Como Lula afirmou durante o evento "a Cooperativa não nasce por decreto, nem por lei, ela é um estágio da consciência humana de repartir os ganhos e prejuízos. Leva um tempo para o ser humano saber viver em comunidade."

O presidente também apontou que nos últimos seis anos os efeitos da ES atingiram milhares de brasileiros, devido à implementação de um orçamento de 150.000 milhões de reais. No entanto, ele reconheceu a realidade de que deve haver mais medidas tomadas para este fim: “Tenho a convicção de que vocês da ES ainda não foram reconhecidos, mas sei que no momento em que os intelectuais não sabiam o que fazer na crise, vocês tinham a esperança e uma nova forma de prosseguir e eu sei que vocês acreditaram e batalharam para fazer esta nação.” Paul Singer elogiou o governo Lula para a execução do SENAES em 2004, levando assim a economia solidária no Brasil e, além disso, tornando-se pioneira para outros países neste respeito. “As políticas publicas da ES que hoje foram assinadas pelo presidente, estes decretos [PRONINC e Sistema Nacional de Comércio Justo] fazem com que o Brasil seja o primeiro país neste planeta a criar um sistema de comércio justo e isso é uma revolução...”

Na seqüência do evento, participantes e membros da sociedade civil da Solidariedade Nacional de Economia se reuniram para discutir como este esforço vai continuar com o novo Governo da Presidente Dilma e os possíveis resultados, implicações, e ações necessárias de tal. Também foi feita uma menção pelos participantes do próximo Fórum Internacional de Economia Social e Solidária, a ser realizada em outubro de 2011 em Montreal para discutir políticas públicas de economia solidária em vários países, entre os quais se destaca o Brasil. Ver a publicação deste evento aqui:
http://www.fiess2011.org/pt-pt/.

Assista os discursos de Sandra Magalhães (do Banco Palmas) e do Presidente Lula na assinatura do decreto que cria o Sistema Nacional de Comércio Justo

                                                                                     - - -
Links Adicionais
SNCJS:
http://www.facesdobrasil.org.br/sistema-nacional-de-comercio-justo-e-solidario/3-sncjs.html
PRONINC: http://www.finep.gov.br/programas/proninc.asp

(Fonte:
http://www.fbes.org.br/)




Leave a Reply.